top of page

NOTA DE REPÚDIO: ATITUDES E POSICIONAMENTOS DO SET (SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE PASSAGE

  • geelifma
  • 19 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

A Coordenadoria Geral do Grêmio Estudantil "Edson Luís", em nome da entidade a qual representa e de todo o corpo estudantil do IFMA - Campus São Luís Monte Castelo, vêm através desta manifestar absoluto repúdio às injustificáveis atitudes e aos posicionamentos advindos do Sindicato das Empresas de Trânsito e Transportes - SET.


Tal órgão é responsável pelos postos de recarga de crédito para as carteiras de estudantes espalhados pela cidade, incluindo o - até meses atrás - posto da nossa escola. Ao voltarmos de uma estendida greve de professores, nos deparamos com a saída do serviço prestado há décadas no Campus Monte Castelo. O ponto de crédito tinha grande importância para os alunos, que seguem uma rotina diferente de outras escolas, e para toda a comunidade em torno e proximidades do bairro.

Todavia, até o GEEL tomar posicionamento e exigir esclarecimentos em conjunto com a Diretoria do Campus, o SET nunca se manifestou ou prestou esclarecimentos sobre tais fatos. Por isso, durante o MANIFESTO DE 22 - movimento organizado pelo GEEL para chamar atenção do poder público sobre a insegurança que se alastrava pelas mediações de nossa escola - aproveitamos também para exigir esclarecimentos em frente à "Central de Atendimento ao Estudante (CAE)". Como resposta, objetivemos de representantes da mesma, a “disposição” da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) e do SET para participar de uma audiência pública sobre a saída do posto. Todavia, este segundo, ao contrário do declarado, se absteve de qualquer comunicação com o corpo discente.

Nosso coordenador geral, João Matheus, por diversas vezes esteve em diálogo com Luiz Cláudio Siqueira, superitendente do Sindicato, insistindo na participação da entidade em nossa audiência pública. O representante declarou que o presidente, o próprio Luíz Cláudio e seu sindicato não teriam interesse em se manifestar e expor esclarecimentos, menos ainda em dialogar com o corpo estudantil.

É revoltante e inaceitável tal atitude, depois de se ausentarem do Campus sem informarem a própria instituição, o grêmio e os próprios alunos. As manifestações irresponsáveis desses representantes não honram o conceito de sindicato nem as tradições de luta que carregam os mesmos na história do nosso país, os quais deveriam estar sempre comprometidos com a ética, a verdade, a justiça e a responsabilidade de suas atitudes.

O GEEL continuará firme na luta para volta do serviço e para a prestação dos devidos esclarecimentos. A audiência pública acontecerá no dia 21 de janeiro (quinta-feira), às 14h15min no teatro do Campus Monte Castelo. Acontecerá um rico debate entre alunos e representantes na busca pela solução, mostrando ao "Sindicato" um verdadeiro movimento pautado no diálogo.

Atenciosamente,

Coordenadoria Geral

Grêmio Estudantil "Edson Luís" - Gestão LOGOS


 
 
 

留言


bottom of page