top of page

O Florescer de uma Primavera



É inevitável, indispensável, necessário dedicar um texto a TODXS vocês. Sim, a vossas senhorias que habitaram e preencheram o IFMA - Campus Monte Castelo com amor, alegria, diversidade, revolução, resistência, risos, lágrimas, suor, cachos, melanina e transcendência. Foram 59 dias, 59 lutas, 59 auroras, 59 nascimentos. Nascíamos todos os dias, cada dia numa roupagem diferente, em úteros diferentes; num dia, o útero da revolução, n'outro, o do refletir. A reflexão faz parte de todxs nós, ela é imprescindível para quem busca mudança na base do diálogo e da NÃO violência.

Demos a cara, o corpo, os ideais, o sentimento, tudo o que tínhamos, a tapa. Não desistir jamais, saber que, na vida, se vive um dia após o outro. Matar um leão por dia ou uma alcateia inteira. Matar no falar, no agir, no VIVER. Para quem queria o nosso medo, oferecemos nossa coragem, porque essa nunca nos faltou, essa nos manteve ali, essa nos mantém vivos.

Meros ocupantes, crianças alienadas, aberrações políticas, vagabundos, desocupados, esquerdopatas, comunistas ateus, etc. Se o número de adjetivos condissesse com o número de vezes que essas pessoas que propuseram ao debate, eu estaria mais satisfeito, pois não acreditaria que são covardes. Como canta Karol Conka: "Juíz de internet caga se espalhando feito peste", e enquanto isso, nós barrávamos a MP 746 de "Reformulação" do Ensino Médio; isso mesmo, na nossa escola, na rede IFMA, não terá reformulação sem passar pelos estudantes. Vai ter Fórum Permanente SIM. Os secundas vão dominar o mundo.

Não posso deixar de agradecer a todxs que estiveram conosco desde o começo, doando alimentos, palestras, esperança e força. Vocês foram extremamente importantes. Obs*: DAL e DHS, departamentos que ninguém esquece.

Gostaria de avisar que não foi só uma ocupação, foi uma partilha de experiências, um enriquecimento político e humanístico imensurável; foi o florescer de uma primavera que nunca acabará na nossa escola, o lançar de sementes que ainda brotarão.

Ocupei Minha Escola contra a PEC 241/55, contra a MP 746, contra o Escola Sem Partido. Barrei uns, ainda lutarei contra outros. Fomos a última escola do Maranhão a desocupar, resistimos às críticas e finalizamos com chave de OURO.

Por fim, deixo um grande abraço a quem esteve presente no "Ato Show Ocupei Minha Escola" e compartilhou conosco a felicidade, dançou ao som Nathália Ferro e comemorou o barramento da Reformulação do Ensino Médio, foi um dia incrível.

ATT,

Wagner Rabelo, Diretor de Esportes e Lazer do GEEL e 1º Diretor de Escolas Técnicas da UBES


bottom of page