top of page

Ato Show: Ocupei Minha Escola




Nesta sexta-feira (23/12), os representantes do movimento Ocupa IFMA - Monte Castelo realizaram o Ato Show ‘’Ocupei Minha Escola’’, demarcando assim o fim da ocupação no Campus. Foram 59 dias repletos de atividades de discussão, elucidação e enriquecimento político e cultural, como rodas de conversas, debates, oficinas, exibição de filmes, documentários e etc. O ato de ocupar e resistir, além das diversas manifestações realizadas, tinha como objetivo protestar contra as atuais propostas do governo, como a PEC 55/2016, a MP 746 de Reformulação do Ensino Médio e o PL 193, denominado “Escola Sem Partido’’.


Como forma de comemorar a implementação do Fórum Permanente no IFMA, o Ato Show contou com diversas homenagens, apresentações teatrais, relatos dos estudantes sobre os 59 dias, apresentações musicais, etc. Tendo como convidados pais, alunos, professores e outros, o ato show teve início com a fala do ocupante Wagner Rabelo sobre os dias de ocupação, sobre a repressão sentida durante todo esse tempo, a persistência dos estudantes na luta e sobre os resultados obtidos com ela. Após isso, outros ocupantes tomaram a voz para descrever o dia a dia da ocupação e sobre como a organização era feita por meio de comissões, como a Articulação, Comunicação, Programação, Segurança e Alimentação.


Os professores executaram uma homenagem aos estudantes através da música e da poesia. O movimento Ocupa IFMA agradece a todos os professores e servidores que deram apoio ao movimento durante todos esses dias, sobretudo o DAL e DHS. Passando para o lado das artes, o grupo de artes ‘’Caricatura’’, formado por discentes do Instituto, realizou a apresentação ‘’Serpente’’, abordando a hipocrisia e opressão sentida pelos ocupantes por outros alunos, pais, e, sobretudo, pela população, que, as vezes, coloca o movimento de ocupação como uma luta irrelevante. Por fim, a música tomou conta do Campus com o show dos artistas Nathália Ferro e João Simas.


O Movimento Ocupa IFMA agradece a todos que contribuíram com essa caminhada, seja com doações, elogios, críticas ou intervenções. Espera-se também que a sociedade tenha entendido o movimento de ocupação no IFMA – Campus Monte Castelo e outras ocupações no Brasil, visto que é necessário haver uma conscientização populacional a respeito do significado das mesmas e sobre a posição dos estudantes nessa luta.




bottom of page