top of page

GEEL realiza Audiência Pública




No dia 05/05 (quinta), no teatro Viriato Corrêa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo, ocorreu uma Audiência Pública organizada pelo Grêmio Estudantil “Edson Luís”, que contou com a presença de Rogério Teles, diretor do ensino técnico; Regina Muniz, diretora geral; os coronéis Pedro Ribeiro, Honório e Jorge Luambo; Jefferson Portela, secretário de segurança do estado e seu representante Robson Almeida.


Na audiência, foram avaliadas as medidas de segurança implantadas no bairro Monte Castelo. Os estudantes afirmam que o índice de criminalidade diminuiu consideravelmente, porém algumas medidas ainda precisam ser efetivadas para que a segurança possa alavancar.


João Matheus Câmara, Coordenador Geral do Grêmio Estudantil “Edson Luís”, ressalta que nem todas as medidas que foram prometidas pela secretaria de segurança em resultado ao manifesto de 22 foram cumpridas, como a existência de uma viatura em frente à escola. Entretanto, ele deixa claro que o número de assaltos se tornou bem menor após essas medidas, tornando-os quase inexistentes.


“Percebe-se que há uma falta de policiais em horários primordiais, como o horário da chegada pela manhã, e um recuo deles na hora do almoço também...”, afirma o estudante e gremista Adriano Menezes.


A audiência também contou com a presença de estudantes do IFMA, Campus Maracanã, onde eles aproveitaram o momento para dialogar com a secretaria de segurança do estado, pois mesmo após várias manifestações realizadas nas mediações do Campus, eles não obtiveram nenhum retorno. “Eu, representante do grêmio, já participei de movimentos semelhantes cobrando a segurança do nosso campus e até ofícios foram feitos, mas nenhuma medida permanente foi tomada pela secretaria de segurança. Pedimos que o senhor secretário tenha interesse nesses movimentos e ofícios que cobram e que converse com o Coronel Exílio que é o representante de lá.” Afirma Celene, secundarista e gremista do Campus Maracanã.


Após as declarações dos estudantes, o Secretário, Jefferson Portela, afirma que irá tomar as medidas necessárias para que a segurança possa aprimorar e perpetuar. Ele ainda afirma que irá marcar uma reunião com o Grêmio e as autoridades do Campus Maracanã a fim de realizar as medidas cabíveis quanto a segurança do entorno.


O evento também contou com o momento de posse local de Carol Fonseca, diretora de Questões Sociais do Grêmio Estudantil “Edson Luís”, na diretora nacional de escola técnicas da UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.




bottom of page