top of page

Estudantes do IFMA representarão o movimento de ocupação em manifestação, em Brasília



Nesta segunda (29/11), 10 alunos do Instituto Federal do Maranhão viajaram à Brasília com o intuito de representar os estudantes secundaristas ocupantes do Maranhão, sendo sete destes do Campus Monte Castelo, dois do Centro Histórico e um do Maracanã. Os estudantes vão com o objetivo de demonstrar o descontentamento dos Institutos Federais maranhenses com a PEC 55/2016, com a MP de reformulação do Ensino Médio e todas as ações de retrocesso do atual governo federal, contribuindo na mobilização de protestos que acontecem atualmente em Brasília nesta terça, na votação do 1º turno da PEC.


Segundo o estudante Guilherme Kaelan, 2º ano de Química, do Campus Monte Castelo, essa viagem é importante devido à situação atual do país, e é fundamental que haja uma manifestação dos estudantes, visto que são estes os que mais saem prejudicados com as propostas que estão em pauta; o aluno Jefferson Sousa, 3º ano de Agropecuária, do Campus Maracanã, também ressalta que a viagem é uma oportunidade de demonstrar que o movimento Ocupa IFMA permanece forte quando se diz respeito à luta contra as propostas exercidas pelo governo atual.


Entre os estudantes que viajam estão Beatriz Santos (Química – MC), Carlla Bianca (Eventos – CH), Elaine Pereira (Eventos – CH) Guilherme Teles (Química – MC), Jefferson Diniz (Agropecuária – Maracanã), José Ferreira (Comunicação Visual – MC), Miqueias Pires (Eletrotécnica – MC), Raissa Santos (Química – MC), Victtor Fonseca (Eletrotécnica – MC) e Wallérya Alves (Química – MC). De acordo com Beatriz Santos, há uma grande responsabilidade em representar os estudantes secundaristas ocupantes do Maranhão, mas esta é uma forma de exercer a própria cidadania e lutar pelos direitos de todos, colocando assim em prática tudo o que as ocupações têm ensinado.


Amanhã, dia 29 de novembro (terça-feira), no 1º turno de votação da PEC, os secundaristas estarão somando às manifestações na explanada dos Ministérios. Espera-se que os protestos em Brasília sejam divulgados e mostrados à população brasileira, para que essa se conscientize sobre o significado das ocupações e sobre a posição dos estudantes nesta briga, o que é muitas vezes distorcido e desprezado pela mídia e, sobretudo, tratado como um luta irrelevante.


bottom of page