top of page

Movimento de Ocupações firma implantação de Fórum Permanente com o IFMA



Por mais que a PEC 55/2016 tenha sido aprovada, mesmo com o descontentamento e protesto da maior parte da população brasileira, os movimentos de ocupação no Instituto Federal do Maranhão ficam felizes em afirmar uma conquista: a implementação de um Fórum Permanente de discussão sobre educação, para debater e barrar a Medida Provisória 746 e discutir, também, o “Escola Sem Partido”. Uma reunião aconteceu na presença do reitor do Instituto Federal do Maranhão e atual presidente do CONIF, Roberto Brandão; uma representante do Ocupa IFMA – Centro Histórico, Maria Luíza; o diretor de escolas técnicas da AMES, Arthur Mendes; e um ocupante do Ocupa IFMA – Monte Castelo, diretor de Esportes e Lazer do GEEL – Gestão Logos, e 1º Diretor de Escolas Técnicas da UBES, Wagner Rabelo.


Os estudantes propuseram à reitoria a implementação na rede IFMA de um Fórum de Discussão Permanente sobre a Medida Provisória 746, e a institucionalização do mesmo, para que este tivesse autonomia e responsabilidade de conduzir uma discussão acerca da MP. Deste modo, quando for aprovada, esta não se implantará na rede IFMA sem que haja um debate previamente. A necessidade da instalação desse Fórum decorreu das clausulas e artigos presentes na Medida Provisória que não funcionam junto ao real sistema de educação presentes nos Institutos Federais, como tirar a obrigatoriedade de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia, a proposta do Notório Saber e algumas outras.


Com base nisso, o movimento Ocupa IFMA certifica que o reitor Roberto Brandão aceitou a implantação do Fórum Permanente, e na próxima semana, os ocupantes se reunirão com o Governador do Estado do Maranhão para propor ao mesmo a efetivação do fórum em nível estadual e fazer uma unificação entre o Instituto Federal do Maranhão e o Governo do Estado, para que os dois estejam andando em conjunto, acrescentando-se também a isso as escolas municipais que queiram aderir ao Fórum.


Na reunião também se debateu a forma como o Instituto Federal conduziu as ocupações do estado, e ressaltou-se que a ideia da realização do Fórum foi elaborada pelos estudantes do Campus Monte Castelo, inspirada no modelo acontecido no Rio Grande do Norte. Além disso, é importante dizer que além da discussão sobre a MP de Reformulação do Ensino Médio, o Fórum também abrangerá a discussão sobre o Projeto de Lei 193, denominado ‘’Escola Sem Partido’’.



bottom of page