Grêmios do IFMA participam de reunião com dirigentes acerca de melhorias na Instituição
- geelifma
- 4 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
No dia 02 de fevereiro, O Grêmio Estudantil "Edson Luís" participou da reunião de representantes estudantis dos Institutos de todo o Maranhão com a Reitoria. Estiveram presentes no evento os presidentes de todas as agremiações e servidores e técnicos administrativos da Instituição, incluindo o Magnífico Reitor Roberto Brandão e os cinco Pro-Reitores em exercício.
O encontro foi marcado após a iniciativa dos Grêmios do Estado em criar um documento exigindo diversas melhorias nos Campi e no sistema de ensino federal, durante o "I Encontro de Estudantes do IFMA", evento que reuniu todos os Institutos do Estado em outro de 2015 (confira aqui: http://goo.gl/xQusL8)
Ao final do Encontro, os diversos representantes estudantis presentes criaram a "Carta de Codó", documento onde deliberaram os problemas emergentes dos Institutos, tanto de cunho comum, como de seus respectivos Campi
Confira aqui a Carta Manifesto e suas respectivas solicitações por parte dos Grêmios : Carta de Códo - 1º Encontro de Estudantes do IFMA


Dentre as principais pautas presentes na Carta é a alteração ou análise do Regimento Eleitoral para os cargos de Administração do IFMA e seus respectivos Campi, a fim de equiparar o voto do corpo discente, aos docentes e administrativos. Segundo o DECRETO Nº 6.986, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009 (aqui: http://goo.gl/IQTcdE), que regulamente as regras para eleições para escolha de Diretores, fica claro que:
"Art. 4o Os processos de consulta de que trata o art. 2o serão conduzidos por uma comissão eleitoral central e por comissões eleitorais de campus, instituídas especificamente para este fim, integradas pelos seguintes representantes:
I - três do corpo docente;
II - três dos servidores técnico-administrativos; e
III - três do corpo discente."
O que parece ser um processo igualitário, na prática se torne desigual quando um grande número de alunos equivale a apenas um servidor por voto, aumentando a disparidade de votos e tornando quase que impossível que o corpo estudantil sozinho eleja um diretor. Segunda os representes da Reitoria presentes, não cabe aos mesmos o processo de mudança do Regimento Eleitoral, visto que as regras se encontram na Constituição Federal. Porém as agremiações presentes exigiram uma maior justificativa e o desejo de mudança será levado nacionalmente a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) para a luta se tornar algo efetivo, e chegar a tramitar judicialmente.


Dentre algumas outras medidas respondidas pelos dirigentes presentes a respeito de mudanças solicitadas pelos representantes estudantis estão:
Neste mês saíra um novo processo licitatório de segurança nos Campi, a fim de alavancar os postos de seguranças em toda a rede IFMA.
Uma melhor aplicação do gasto público nas redes federais do Maranhão, de modo que a "expansão" do IFMA por todo o Estado e a "Restauração" dos Campi já existentes caminhem juntos.
Laboratórios padrões que atendem ao perfil de cada Campus e melhores estruturados tecnologicamente.
Levantamento de acessibilidade em todos os Campi e melhorias para a efetivação de uma Instituição que atende a todos os alunos, sendo de forma mais imediata pisos táteis e rampas.
Implantação de alojamento estudantis em todos os Campi.
"Força de vontade e projetos não nos falta. O nosso problema é limite orçamentário", declara o Engenheiro técnico de Infraestrutura após comentar sobre os problemas presentes nos Campi, muitas vezes influenciados pela dificuldade de orçamentos.
Setor pedagógico implantados nos Campi que ainda não possuem de tal serviço e repensar o mesmo nos Campi que já possuem, maximizando o número de servidores responsáveis pelo serviço.
Programas de assistência ao educando ampliados.
Ouvidoria Institucional que atende a todo cidadão que queira criticar, sugerir e avaliar quaisquer assunto e serviço presentes nos Campi.

Dirigentes destacam importância da Ouvidoria IFMA e seu papel em torno do corpo discente, docente e administrativo em entrar em contato com a Reitoria.
Em relação as propostas específicas do Campus São Luís - Monte Castelo, podemos destacar:
O prédio novo construído ao longo de anos nas mediações de trás do Campus já está com sua estrutura física finalizada, passando atualmente por empenho orçamentário para compra de materiais estruturais, como ar condicionados e cadeiras.
Um projeto específico para o Campus a fim da volta de um alojamento estudantil será organizado juntamente com o Grêmio, após o mesmo destacar a importância que o Campus possui e a quantidade de alunos que atende.
Em relação ao novo ônibus Institucional solicitado ainda destacando o grande número efetivo de alunos que o Campus comporta, foi se anunciado que um processo licitatório será produzido, a fim de tornar mais efetiva a disponibilização de ônibus a todos os Campi do Estado.
Segundo o coordenador geral do GEEL: "esperamos que nossas solicitações seja colocadas o mais breve possível em prática e que estejamos atentos a efetivação das mesmas. O GEEL continuará com seu empenho em trazer melhorias em nível local para o nosso Campus e em nível nacional, realizando ações que lutem para maiores efetivações do movimento estudantil", declara João Matheus.



Comments