top of page

GEEL faz manifesto em evento que teve a presença do Ministro da Educação

  • Coordenadoria Geral
  • 10 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

São Luís sediou ao 61ª CONIF, entidade que reúne 38 institutos federais de todo o Brasil. A solenidade de abertura do encontro nacional aconteceu na tarde de segunda-feira (7), no Teatro Viriato Correia, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. A cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, do reitor do IFMA, Roberto Brandão, de gestores e representantes de todas as unidades de ensino que integram a Rede Federal, além de pró-reitores, diretores de campi e diretores sistêmicos, servidores e alunos do IFMA, parlamentares e secretários estaduais.

O Grêmio Estudantil "Edson Luís" (GEEL) ao tomar conhecimento do grande evento, mobilizou rapidamente com alguns professores do Campus os alunos que ali se faziam presentes. O objetivo foi aproveitar o momento da presença do Ministro da Educação, do Governador do Estado e de diversas autoridades Institucionais Federais para tornar visível uma série de pautas que sempre são levantadas por nosso movimento.


Ministro não comentou em sua fala sobre manifesto no evento.

Através de cartazes e presença persistente, mostramos às autoridades que estamos atentos a atenção dada pelos mesmos às nossas pautas. Inicialmente seríamos barrados na entrada do evento pelos organizadores, mas tivemos nossa entrada autorizada pela Diretora do Campus, Regina Muniz, a qual agradecemos pelo ato e auxílio nos dado quanto ao ato e contato com os gestores presentes.

Mesmo com o olhar negativos de alguns presentes, mostramos aos mesmos que fazemos um movimento pacífico e educado, nos manifestando de maneira inteligente e dando voz a todo o corpo ao qual representamos.



"Maior diálogo entre o governo e os estudantes", pauta a diretora de Questões Sociais.

Reforçarmos junto aos gestores o protagonismo do corpo estudantil nas decisões ligadas à educação da Rede federal. “Queremos melhorias e avanços, e não retrocessos”, disse João Matheus Câmara, coordenador geral do GEEL, afirmando o descontentamento dos alunos em relação aos cortes orçamentários na área da educação pública, que afetam as atividades dos campi.

Aproveitamos a oportunidade também para dialogar com as autoridades presentes, a fim de efetivar as pautas de maneira satisfatória. Entre elas, conversamos com o Governador do Estado sobre algumas ações tomadas pelo GEEL que ainda não foram amparadas pelo poder público e que necessitam de atenção. Flávio Dino se disponibilizou a participar de uma reunião conosco, para discutirmos temas relacionados a melhorias no movimento estudantil e no próprio Campus. Em sua fala durante o evento, o mesmo considerou nosso manifesto como o momento mais nobre do CONIF, destacando "a importância de jovens conscientes e que levantam uma política rica e engajada em melhorias", disse.












Agradecemos a todos que participaram da mobilização e que todo o corpo docente e discente esteja engajado sempre em um movimento que mude realidades. Estaremos trabalhando para que nas próximas ações tenhamos resultados como um sucesso como este. Seguiremos com as pautas!


 
 
 

コメント


bottom of page