GEEL faz manifesto em evento que teve a presença do Ministro da Educação
- Coordenadoria Geral
- 10 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

São Luís sediou ao 61ª CONIF, entidade que reúne 38 institutos federais de todo o Brasil. A solenidade de abertura do encontro nacional aconteceu na tarde de segunda-feira (7), no Teatro Viriato Correia, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. A cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, do reitor do IFMA, Roberto Brandão, de gestores e representantes de todas as unidades de ensino que integram a Rede Federal, além de pró-reitores, diretores de campi e diretores sistêmicos, servidores e alunos do IFMA, parlamentares e secretários estaduais.


O Grêmio Estudantil "Edson Luís" (GEEL) ao tomar conhecimento do grande evento, mobilizou rapidamente com alguns professores do Campus os alunos que ali se faziam presentes. O objetivo foi aproveitar o momento da presença do Ministro da Educação, do Governador do Estado e de diversas autoridades Institucionais Federais para tornar visível uma série de pautas que sempre são levantadas por nosso movimento.

Através de cartazes e presença persistente, mostramos às autoridades que estamos atentos a atenção dada pelos mesmos às nossas pautas. Inicialmente seríamos barrados na entrada do evento pelos organizadores, mas tivemos nossa entrada autorizada pela Diretora do Campus, Regina Muniz, a qual agradecemos pelo ato e auxílio nos dado quanto ao ato e contato com os gestores presentes.
Mesmo com o olhar negativos de alguns presentes, mostramos aos mesmos que fazemos um movimento pacífico e educado, nos manifestando de maneira inteligente e dando voz a todo o corpo ao qual representamos.


Reforçarmos junto aos gestores o protagonismo do corpo estudantil nas decisões ligadas à educação da Rede federal. “Queremos melhorias e avanços, e não retrocessos”, disse João Matheus Câmara, coordenador geral do GEEL, afirmando o descontentamento dos alunos em relação aos cortes orçamentários na área da educação pública, que afetam as atividades dos campi.
Aproveitamos a oportunidade também para dialogar com as autoridades presentes, a fim de efetivar as pautas de maneira satisfatória. Entre elas, conversamos com o Governador do Estado sobre algumas ações tomadas pelo GEEL que ainda não foram amparadas pelo poder público e que necessitam de atenção. Flávio Dino se disponibilizou a participar de uma reunião conosco, para discutirmos temas relacionados a melhorias no movimento estudantil e no próprio Campus. Em sua fala durante o evento, o mesmo considerou nosso manifesto como o momento mais nobre do CONIF, destacando "a importância de jovens conscientes e que levantam uma política rica e engajada em melhorias", disse.


Agradecemos a todos que participaram da mobilização e que todo o corpo docente e discente esteja engajado sempre em um movimento que mude realidades. Estaremos trabalhando para que nas próximas ações tenhamos resultados como um sucesso como este. Seguiremos com as pautas!


コメント