top of page

Gremistas e estudantes do IFMA participam do ENET 2016




O Grêmio Estudantil "Edson Luís" selecionou, em reunião com os interessados, os estudantes que foram representar o Campus Monte Castelo no “Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico – ENET 2016”, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de maio, no Rio de Janeiro. Foram ofertadas quatro vagas pela Reitoria, sendo duas vagas destinadas para gremistas e as outras duas disponíveis para os alunos. De forma democrática, os estudantes selecionados foram: Gabriel Sousa, estudante do 1º ano de edificações; Paula Oliveira, estudante do 3º ano de comunicação visual e diretora de Impressa do GEEL; Rudson Oliveira, estudante do concomitante em Metalurgia e diretor de Assuntos Estudantis do GEEL; e Stefany Silva, estudante do 3º ano de Comunicação Visual.


A medida efetivada pelo Grêmio Estudantil “Edson Luís” visou proporcionar momentos culturais e políticos nos discentes, despertando neles o interesse pelo movimento estudantil e a representatividade em suas personalidades. Levando em conta que o principal objetivo do ENET é organizar a juventude para barrar os retrocessos, o evento reuniu importantes nomes do movimento estudantil, da educação e de movimentos socais, por meio de debates, da cultura, reivindicações e pela organização das pautas do movimento estudantil.

“O ENET proporciona o contato direto com estudantes de outras escolas técnicas, logo você acaba se identificando e descobre que os seus problemas ou da sua escola também é o problema de muitas outras escolas pelo Brasil e você se sente mais encorajado a delata-los e lutar para que sejam solucionados. Além da gama de conhecimento que se encontrava à nossa disposição em forma de palestras, rodas de conversas e até mesmo nas apresentações culturais. Depois do ENET, o que mudou na minha personalidade foi a vontade de participar, de saber um pouco mais e estar envolvida no movimento estudantil. A mudança aconteceu porque a partir do momento que eu emergi e me doei ao evento, eu passei a ver coisas, escutar depoimentos e viver coisas que me fizeram querer fazer a diferença. Posso dizer que a experiência em sua totalidade agregou-me algum conhecimento. E o melhor de tudo é que mesmo não sabendo qual será a próxima dificuldade você sai de lá se sentindo preparado.” Afirma a estudante Stefany Silva.


Segundo o estudante e gremista Rudson Oliveira, o ENET proporciona momentos para se discutir como o espaço escolar deve se tornar um local melhor e mais inclusivo, debatendo com as outras pessoas da classe estudantil novas ideias para o avanço da educação brasileira.

Gabriel Sousa afirma “O ENET me ensinou a dar valor a outros Institutos, me ensinou que assim como o meu tem problemas, existem Institutos que tem o dobro. Me ensinou a ouvir as outras pessoas, a entende-las. Meu olhar sobre o movimento estudantil mudou, tivemos a oportunidade de conhecer Grêmios Estudantis que não existem mais por falta de apoio, o que é lamentável para a educação brasileira. A partir desse encontro, conhecemos muitas formas de resolver os problemas sem agressões, usando apenas nossas palavras, indo as ruas e reivindicando.”



bottom of page