top of page

GEEL é convidado a realizar palestra sobre Movimento Estudantil


No dia 5 de setembro de 2016 (segunda), o Grêmio Estudantil “Edson Luís” – Gestão LOGOS realizou uma palestra no "Centro Educacional Prof. Inácio Rangel", localizado na Cidade Operária, a convite da direção da escola, que considerou a atual gestão do GEEL um exemplo de Grêmio atuante. A pauta da palestra foi a respeito da explanação sobre o histórico e formação de grêmios estudantis, e sobre o atual cenário do movimento estudantil do país. O episódio contou com a participação da AMES (Associação Maranhense dos Estudantes Secundaristas), representada por Arthur Mendes, atual diretor de Escolas Técnicas da entidade; Geovanna Fathelle, diretora de Comunicação do GEEL; Paula Oliveira, diretora de Impressa do GEEL; e João Matheus Câmara, Coordenador Geral do GEEL.


Em um primeiro momento, Arthur Mendes relata como funciona a Associação Maranhense dos Estudantes Secundaristas, entidade composta por 24 pessoas de diferentes cidades, cujo objetivo é defender um novo modelo de educação, com protagonismo dentro das escolas, além de realizar mobilizações contra o machismo, homofobia e qualquer tipo de discriminação nas salas de aula.


Em seguida, é apresentada aos estudantes a importância do Grêmio Estudantil nas escolas, uma vez que a entidade tem de ser primordialmente democrática, contribuindo, dessa forma, na ruptura de processos de exclusão, permitindo o acesso igualitário às informações a todos os segmentos escolares, assim como, a aceitação da pluralidade de opiniões. Portanto, ao criar tal espaço de participação, o grêmio estudantil proporciona aos discentes inúmeras possibilidades de transformarem a realidade, lutarem por direitos, proporem alternativas, e, sem esquecerem, de exercerem a cidadania.


A importância do movimento estudantil e da participação dos estudantes é garantida pela legislação brasileira. De autoria do deputado federal Aldo Arantes, sancionada no dia 5 de novembro de 1985, a Lei do Grêmio Livre garante a livre circulação dos estudantes secundaristas.


Posteriormente, os discentes da escola receberam as orientações de como formar um grêmio estudantil, seguido da explanação sobre a trajetória do movimento estudantil no Brasil, tendo em vista que, historicamente, a luta dos estudantes sempre teve um papel importante na construção da democracia brasileira, iniciada a partir da resistência contra a ditadura militar. A título de exemplo, temos Edson Luís, secundarista que nomeia nosso Grêmio, assassinado por militares durante a ditadura, se tornou símbolo de luta e resistência.


A iniciativa apresentada é meramente a primeira etapa para a formação do Grêmio na escola "CE Prof. Inácio Rangel". Essa ação faz parte de um dos projetos do Grêmio Estudantil “Edson Luís” – Gestão LOGOS, que objetiva formar Grêmios Estudantis nas escolas, estimulando, por conseguinte, a participação dos estudantes do Maranhão nos diversos âmbitos, para que não sejam apenas “alunos”, mas que também tenham voz ativa.




bottom of page