top of page

GEEL, DHS e DAL realizam a primeira sessão do POLITIZARTE

  • Diretoria de Comunicação
  • 30 de set. de 2016
  • 2 min de leitura


No dia 28 de setembro (quarta), ocorreu a deslumbrante sessão I do PolitizArte, projeto pedagógico idealizado pelo DHS (Departamento de Ciências Humanas), DAL (Departamento Acadêmico de Letras) e do GEEL (Grêmio Estudantil “Edson Luís”).



O projeto tem por objetivo criar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo e no meio social atual um espaço de esclarecimento e debate sobre o fenômeno político, além de aprofundar a inserção da comunidade, através de uma prática reflexiva e questionadora que possibilite um posicionamento crítico em suas visões de si e do mundo no qual estão inseridos.


"Quando a gente traz, neste primeiro momento, a reforma do ensino médio para discussão, é no sentido de que essa reformulação é uma ação política, impactando também a forma que a gente lida com a política hoje em dia", afirma a uma das organizadoras do projeto, a professora de língua portuguesa Danielle Costa.


João Matheus Câmara, Coordenador Geral do Grêmio Estudantil "Edson Luís", destaca: "Nesta primeira edição do projeto, os alunos se mostraram bem engajados e envolvidos. Nós decidimos dar início ao projeto falando sobre a MP de reformulação do Ensino Médio e o Escola sem Partido, que envolvem diretamente os estudantes, e por isso eles não poderiam ficar de fora dessa discussão."


A programação do evento começou com a formação da roda de conversa a respeito da Medida Provisória (MP) da Reforma do Ensino Médio e o Projeto de Lei (PL) do Programa Escola sem Partido, que teve como convidados a professora de sociologia Rosângela Veras; Rogério Teles, professor de Química e ex-diretor de Ensino Técnico do campus; Wagner Rabelo, aluno de Eletrotécnica do IFMA, diretor de Esportes e Lazer do Grêmio Estudantil "Edson Luís", e diretor de escolas técnicas da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes); e o professor de filosofia Alberes Cavalcanti. Todas as falas fizeram críticas sobretudo à falta de participação da sociedade na reforma do ensino médio instituída pela MP nº 746/2016.




“Não é interessante conduzir a educação profissional sem discutir as ciências humanas e as artes. Nós, por exemplo, somos uma escola profissionalizante, mas que discute muito mais as ciências humanas do que algumas escolas que não têm cursos técnicos”, comenta Wagner Rabelo.




Posteriormente, o Grupo de Teatro Caricatura, formado por estudantes do Instituto, apresentou a performance "MEXA-SE", espetáculo composto por três esquetes relacionadas com a temática de formação política do projeto. Também ocorreu a exibição dos curtas “Contos Incivis” e “A Morte da Cura”, ambos feitos por estudantes do IFMA.


Durante o evento também foram apresentadas as próximas atividades do projeto: a Gincana Pedagógica do Politizarte e o Curso de Formação Política. O edital da gincana estará disponível a partir do dia 30/09 (sexta). Já o Curso de Formação Política terá cerca de 50 vagas disponíveis, sendo que as aulas serão ministradas a partir do dia 22 de outubro. Os módulos serão “A polis grega e o fenômeno político”, com o professor de filosofia Jorge Leão (IFMA); “Política e Governo”, com a professora de filosofia Cacilda Bonfim (IFMA); “Política Brasileira”, com a professora de história Régia Agostinho (UFMA) e “Política e Ação”, com a pedagoga Lícia Cristina (IFMA).



Agradecemos a participação de toda a comunidade e fiquem ligados na próxima edição!


 
 
 

コメント


bottom of page