Qual a última vez que você elogiou alguém?
- Diretoria de Comunicação
- 1 de out. de 2016
- 2 min de leitura

As causas mais comuns de suicídio são transtornos mentais e/ou psicológicos, que podem incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se uma das principais causas de morte entre adolescentes.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e ocorre no mês de setembro de cada ano, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Com base nisso, a diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Grêmio Estudantil “Edson Luís” do Instituto se propôs a contribuir com a campanha, criando um local especial na escola repleto de frases de reflexão sobre o suicídio e depressão.
Em todo o mês de setembro cartazes e mensagens foram oferecidos aos alunos, com o objetivo de alertar os estudantes acerca do suicídio e das razões que levam a ele. Desabafe, Elogie e Expresse foram pontos principais nessa campanha, já que a depressão, o isolamento e falta de autoestima podem ser agravantes nessa luta, e expressar esses sentimentos pode ajudar de uma forma imensurável. O local no Instituto serviu como uma forma das pessoas perceberem que não são as únicas a se sentirem daquele jeito.
Além disso, de vez em quando um grupo de alunos se instalava em frente ao local e distribuía elogios e mensagens de amor aos estudantes e professores que por ali passavam. Muitos ficaram assustados ou pensaram ser uma brincadeira de mau gosto, alguns ficaram envergonhados e poucos reagiram de forma descontraída. Isso mostra o quanto é raro a distribuição de gentilezas e elogios e o quanto as pessoas já estão acostumadas a se sentir sozinhas no mundo.
Neste Setembro Amarelo, o GEEL incentiva que todos continuem a distribuir elogios e prestar ajuda àqueles a sua volta, não só no mês de setembro como também no ano todo. Pode-se pensar que uma pessoa está bem, mas às vezes esta é a que mais precisa de ajuda, portanto: elogie, desabafe, se expresse, sinta, demonstre, não fique com vergonha de pedir ajuda caso tenha vontade de se machucar, não pense que está sozinho no mundo, e sempre leve a sério e ajude caso conheça alguém com esses sentimentos.
Comments