GEEL realiza Assembleia Extraordinária e é decido que o Campus Monte Castelo será ocupado!
- Diretoria de Comunicação
- 20 de out. de 2016
- 2 min de leitura

No dia 18 de outubro de 2016, o Grêmio Estudantil “Edson Luís” - GESTÃO LOGOS realizou uma Assembleia Extraordinária, onde foi decidido com maioria absoluta pela ocupação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís - Monte Castelo. A mesa da Assembleia foi composta por José Ferreira, diretor de Cultura do GEEL; Geovanna Fathelle, diretora de Comunicação do GEEL; e João Matheus Matheus Camâra, Coordenador Geral do Grêmio Estudantil "Edson Luís".
Foram debatidos as últimas medidas de ataque a educação do governo atual, principalmente ao desmonte que vem sendo construídos aos Institutos Federais. Também foi discutido a respeito da PEC 241, que atinge diretamente aos estudantes e a toda população.
Veja como foi:
Em um primeiro momento, ocorreu a regulamentação de coordenação da assembleia e a votação de aprovação da mesma, que por sua vez teve a aprovação pela maioria dos estudantes.
Logo após, aconteceu uma breve palestra da professora Cacilda, do DHS, que explicou sobre a PEC-241 (Projeto de Emenda Constitucional), no qual a professora utilizou tabelas com informativos, simulando caso a PEC-241 estivesse em vigor desde 2002.

Após o termino da palestra da professora Cacilda, o professor Façanha fez algumas declarações. "As conquistas da minha categoria teve, foi porque meus colegas no passado pararam e hoje essas conquistas estão sendo ameaçadas”, afirma o professor Façanha.
Em seguida, o Diretor de Escolas Técnicas da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Wagner Rabelo, explicou a respeito das ocupações das escolas que estão ocorrendo em todo o país.
Posteriormente, a bancada organizadora da Assembleia abriu inscrições para falas. Neste momento, muitos discentes subiram ao palco e apresentaram suas ideias e propostas. Democraticamente eleitas, foram aprovadas 6 propostas:
1º O IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, será ocupado;
2: Serão construídas alianças com entidades estudantis e outras escolas ocupadas;
3: Haverá incentivo cultural durante a ocupação;
4: Debates e rodas de conversa estarão presentes em toda a ocupação;
5: Formação de grupos para debater a greve externamente;
6: Movimento apartidário no sentidos de partidos políticos. Aberta ao espaço da pluralidade de opiniões e posicionamentos.
7: Ocupações ligadas aos professores e participação máxima dos estudantes.
ATENÇÃO 1 : Os estudantes que desejam ajudar na ocupação, informem os seus respectivos números através do nosso inbox, ou comparecendo ao GEEL.
ATENÇÃO 2: Os estudantes já podem começar a fazer doações de alimentos utilizados no café da manhã para ficar estocado para ocupação, deixando em nossa sede.

Comentários