top of page

GEEL e CRT se reúnem e é marcada uma plenária

  • Diretoria de Comunicação
  • 19 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura


No dia 16 de novembro de 2016 (quarta-feira), no Mini Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo, os membros do Conselho de Representantes de Turmas (CRT), representantes do movimento “Ocupa IFMA”, representante da greve dos docentes e técnicos do Instituto, e os membros do Grêmio Estudantil “Edson Luís” se reuniram a fim de sanar diversos questionamentos que os discentes do Campus possuíam.


O diretor de Assuntos Estudantis do Grêmio Estudantil “Edson Luís” – Gestão LOGOS, Rudson Oliveira, declara que é de extrema importância que a reunião seja embasada no estatuto do GEEL, e assim ele começou a leitura do mesmo. Ele afirma que o grêmio não se responsabilizará por obrigações contraídas por estudantes ou grupos sem ter havido previa autorização da diretoria.


A professora Rosângela, do DHS, representante da greve dos docentes e técnicos do Instituto, declara que todas as greves que ocorreram no Instituto tiveram resultado e efeito, porém há sempre um discurso que tem como objetivo desmerecer o movimento, presente na mídia e por pessoas que são contra as greves. A professora afirma que a questão salarial não está em pauta, segundo ela, as medidas como a PEC 241/55 e a PL de Reformulação do Ensino Médio afetarão seriamente a rede federal de educação. Além disso, a professora reforça que o aluno possui seu papel, seus direitos e deveres.


Com a finalidade de evitar discussões que não condizem com o intuito do grupo do CRT (Conselho de Representantes de Turmas), na rede social Whatsapp, e para perpetuar com a integridade do mesmo, o estudante concomitante do curso de Metalurgia, Rafael, declara que deve ser criado um regimento para o grupo, além de designar novas formas de conscientizar a turma em relação ao que ocorre no mesmo. Rudson, diretor de Assuntos Estudantis, completa afirmando que o regimento já existe, mas que é necessário reforçá-lo.


Durante a reunião, os líderes de turmas questionam os resultados e efeitos do movimento “Ocupa IFMA”. O estudante secundarista e gremista, Wagner Rabelo, declara que os estudantes ocupantes elaboraram um documento que foi encaminhado aos senadores a respeito da PEC 241/55. O estudante ainda fala sobre o intuito da ocupação e que foi solicitado que o movimento não ficasse restrito ao interior do Instituto, além de ressaltar a importância de todos no debate sobre a ocupação.


Durante a reunião, é afirmado que estão sendo criados perfis falsos com o intuito de atacar e ameaçar estudantes ocupantes do Instituto, contudo as devidas providências já foram tomadas, em vista que tais atitudes vão contra o regimento interino do Instituto.


Os representantes das turmas questionam a respeito da criação do Conselho Fiscal e da Comissão Eleitoral. Os gremistas, Wagner e Rudson, afirmam que o Conselho Fiscal não cabe às reuniões do Conselho de Representantes de Turmas, mas que precisam ser deliberadas em Assembleia, o que não é permitido no momento, visto que o calendário escolar está parado devido à greve e a ocupação dos estudantes.


Os secundaristas ainda solicitam uma Assembleia para determinar a continuação da ocupação. Entretanto, a Assembleia deve estar de acordo com o estatuto do GEEL, ou seja, só aconteceria desde que 2/3 dos representantes de turmas estivessem de acordo, o que não foi o caso. Por essa razão, os discentes solicitaram uma plenária, com o intuito de tirar dúvidas de todos os estudantes a respeito da ocupação.


A plenária irá ocorrer no dia 23 de novembro (quarta-feira), às 9h00min, na Área de Vivência do IFMA, Campus Monte Castelo.



 
 
 

Comments


bottom of page