top of page

O movimento "OCUPA IFMA" completa um mês




Em Assembleia Extraordinária realizada pelo Grêmio Estudantil "Edson Luís", do IFMA – Campus São Luís – Monte Castelo, no dia 18 de outubro de 2016, os estudantes secundaristas decidiram com maioria absoluta pela ocupação da escola como forma de protesto pela educação.


O Brasil possui o Estatuto da Juventude, que garante "a participação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos". O direito à participação é assegurado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e também pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, as ocupações são uma oportunidade para que os gestores públicos possam escutar e discutir as propostas com os estudantes.


No dia 26 de novembro, o movimento “OCUPA IFMA” completa um mês, nesse período, foram realizadas diversas rodas de conversas, palestras, oficinas e debates a respeito das ações de retrocesso feitas pelo governo. Além disso, os estudantes realizaram manifestações, aulões e apitaços que de maneira simbólica levaram as ruas seus focos de reivindicações como forma de protesto pela educação.


LUTAMOS em prol de uma educação serena, séria, como Paulo Freire sugeriu: sem amarras. Mas esta educação discutida, IMPOSTA NUNCA.


Continuaremos nessa luta até que nossa voz seja ouvida e atinjamos nosso objetivo. Enquanto isso não acontece, seguiremos o lema: OCUPAR E RESISTIR




bottom of page